sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ovo de Páscoa

Hoje é meu aniversário!!!!! E como boa chocólatra dei de presente a mim e todos os amigos a receitinha de Ovo de Páscoa!!!
Essa receitinha especial me foi gentilmente passada pelo meu sobrinho Renato lá de Iperó. Todo ano ele faz deliciosos ovos de páscoa e bombons que revende na região de Sorocaba, tem até um site www.ovodepascoa.loja2.com.br. Para quem for da região eu recomendo.
Para fazer ovos de páscoa é necessário que o microondas e todos os utensílios estejam muito bem limpos e sem nenhum cheiro, pois o chocolate pega muito facilmente cheiros e sabores.
Uma dica bem interessante para tirar o cheiro do microondas é colocar uma vasilha com água, aquecer a 100% durante 3 minutos, assim que retirar a vasilha, passar um pano seco por dentro, inclusive no teto pois a água que se desprende no vapor pode gotejar no chocolate no processo de derretimento.
Bem vamos a receita que precisa de atenção para que cada etapa fique no ponto certo.
 Ovo de Páscoa

Rendimento 01 ovo de aproximadamente 500g

Ingredientes
Ovo de Páscoa e Recheio
500 gr. de chocolate Blend Garoto (mistura de chocolate ao leite e chocolate amargo)
50 ml de conhaque
1/3 de caixa de 200 gr. de creme de leite ( aproximadamente 60 gr.)

Modo de Fazer

Etapa 1 - Casca

Numa superfície bem limpa cortar o chocolate, se a barra tiver 1kg existe uma marca no meio, em seguida corte pedaços menores usando como referências as próprias marcas das barras.




Coloque a vasilha que vai ao microondas ainda vazia na balança e marque o seu peso, a seguir coloque o chocolate picado e pese novamente descontando o peso da vasilha. Assim saberá exatemente a quantidade que está sendo usada.

Leve a vasilha ao microondas deixando a temperatura em 50% por 1 minuto. Cuidado para não ultrapassar a temperatura ou o tempo para não desandar. Tirar do microondas e com a ajuda de uma colher desmanchar o chocolate. Caso esteja difícil de desmanchar repita a operação com a mesma temperatura e tempo.


Depois do chocolate bem desmanchado mexa bem para que ele esfrie, brilhe e chegue no ponto. Para saber o ponto levante a colher com chocolate e deixe escorrer, a consistência deve ser grossa. Assim que pegar o ponto, tampar a vasilha e levar a geladeira por 10 minutos para endurecer um pouco. Tirar da geladeira e repetir o processo de derretimento levando ao microondas a 50% por 01 minuto. Retirar do microondas e deixar esfriar em temperatura ambiente.


Enquanto isso, coloque o conhaque num copo e deixe evaporar o alcool por 10 minutos.
Depois do chocolate frio, com uma colher espalhar pelo fundo das 2 formas, tomando cuidado para não ficar nenhum buraco. Para saber se espalhou o chocolate por igual, coloque a forma contra luz, se aparecer alguma falha, é só cobrir, deixando as bordas mais grossas que o fundo. Se necessário levar à geladeira para endurecer. Reservar.


Etapa 2 - Recheio

Separar 1/3 do chocolate derretido (aprox. 160gr.)  da etapa 1, juntar o creme de leite e mexer bem a mistura até ficar homogênea e dar o ponto consistente e um pouco viscoso.


Juntar 01 colher (sopa) do conhaque e mexer vigorosamente até o ponto ficar fino e elástico. Colocar o restante do conhaque sobre o chocolate sem mexer. Deixar agir por aproximadamente 10 minutos. Mexer bem para agregar e manter o ponto. Tampe a vasilha para não perder o ponto e reserve.



Etapa 3 - Montagem do Ovo

Com as cascas prontas, espalhar o recheio cuidadosamente com uma colher tomando cuidado para não deixar nenhum espaço no qual possa haver entrada de ar, pois este poderá criar fungos.

Com a sobra do chocolate derretido usado na casca cobrir o recheio.

Deixar esfriar um pouco, cobrir com uma superfície plana e virar de cabeça para baixo. Levar ao freezer por aproximadamente 15 minutos ou até a forma ficar esbranquiçada.



Etapa 4 - Bombons

Distribua a sobra do chocolate derretido da casca em forma própria para bombons, batendo delicadamente e bem rápido o fundo da forma para que saiam todas as bolhas de ar , pois estas podem criar fungos. Levar a geladeira para endurecer.


Etapa 5 - Montagem Final e Embalagem

Desenformar o ovo com cuidado para não quebrar e não colocar a mão no ovo pois o calor da mão pode derreter o ovo. Colocar cada metade sobre a folha de papel chumbo e embalar separadamente.


Colocar os bombons já embalados sobre uma das metades.

Juntar as duas metades, colocar o copo de suporte por baixo, embalar na folha de papel celofane e por fim colocar um laço de fita.










Nenhum comentário:

Postar um comentário