quarta-feira, 4 de julho de 2012

Feijoada

Cada um tem seu jeito de fazer feijoada, como são vários pertences usados no cozimento é possível escolher aqueles que mais gostamos e descartar o restante na preparação. Alguns cozinham e servem os ítens separadamente outros trazem tudo na mesma cumbuca.
Quando vou a restaurantes prefiro os que servem a feijoada no buffet, pois assim escolho os pertences que mais gosto e descarto os outros. Como fiz a feijoada em casa, utilizei somente o que o pessoal aqui gosta mais. Assim trouxe hoje o meu jeito de fazer feijoada.
Feijoada

Rendimento 04 porções

Ingredientes
250 g de feijão preto
02 paios
01 linguiça portuguesa 
01 pedaço pequeno de costelinha defumada
01 pedaço pequeno de toucinho defumado
01 língua salgada
01 pedaço pequeno de lombo salgado
01 cebola picada
01 dente de alho
01 fio de óleo de canola

Modo de fazer
No dia anterior:
Colocar o feijão de molho em água
Lavar e colocar as carnes salgadas de molho em água que deve ser trocada umas 03 vezes
Reservar os defumados


No dia:
Levar o feijão para cozinhar na pressão com a água do molho por 30 minutos. Quando levantar fervura abaixar o fogo e contar os 30 minutos.

Cortar as carnes salgadas em pedaços grandes e levar para cozinhar na pressão em panela diferente do feijão, também por 30 minutos

Lavar e cortar os defumados, menos o toucinho, e reservar.

Enquanto espera o cozimento picar a cebola e o alho e cortar o toucinho em pedaços pequenos. Após os 30 minutos, abrir as panelas com cuidado, reservar a panela de feijão, escorrer as carnes e resevar.


Numa panela ou caçarola grandes e fundas, esquentar o fio de óleo e os pedaços de toucinho para fritar. Junte a cebola e o alho e frite um pouco.


Junte as carnes cozidas mexendo um pouco, acrescente os defumados mexendo com cuidado. Refogue tudo.

Com uma escumadeira coloque aos poucos os grãos de feijão cozidos e por fim despeje todo o caldo do cozimento do feijão

Prove, coloque um pouco de sal e prove novamente. Abaixar o fogo e semi tampar a panela para  o caldo encorpar. Assim que o caldo estiver mais grosso pode servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário