terça-feira, 10 de abril de 2012

Risoto de Abadejo com Tomate

Este risoto é resultado da utilização das sobras do abadejo com tomate que postei em 28.03.12.  A quantidade de arroz arbóreo vai depender da quantidade de abadejo que tiver sobrado. Ficou um prato leve, e com tempero delicioso. Além disso é muito fácil de fazer.
Risoto de Abadejo e Tomate

Rendimento 04 porções

Ingredientes
1 1/2 filés de abadejo
02 tomates cozidos e sem pele (usados no abadejo)
1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo ( próprio para risoto)
1/2 colher (sopa) de azeite extra virgem
1/2 cebola picada
03 xícaras (chá) de água fervente ou 1 litro de caldo de peixe
03 galhos de tomilho fresco
sal a gosto

Modo de fazer
Retire a pele dos tomates e amassar levemente com um garfo. Reserve

Desfie grosseiramente o abadejo. Reserve

DICA: O caldo formado ao assar o peixe quando levado a geladeira fica como uma gelatina. É essa gelatina diluída em água que vamos usar para cozinhar o arroz. Caso esse caldo tenha secado muito no preparo do peixe, podemos usar o caldo de peixe, cujo sachê é encontrado em supermercados, na parte de cozinha japonesa. Aqui usei a gelatina.

Numa panela colocar a gelatina e a água fervente, levar ao fogo baixo para diluir. Manter em fogo baixo para não esfriar.



Em outra panela esquentar o azeite, fritar a cebola, juntar o arroz e refogar bem. Juntar o tomate, um pouco do caldo, o peixe, o tomilho fresco e mexer para incorporar, ir colocando o restante do caldo aos poucos. Provar o tempero e corrigir o sal, se necessário. Mexer sempre até o arroz cozinhar e o risoto ficar consistente. Servir em seguida.















Nenhum comentário:

Postar um comentário