quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Biscoito de Farinha

Minha avó materna era em Minas Gerais o que se chama de quitandeira, aqui em S. Paulo é a quituteira, a pessoa que prepara "quitandas" para vender em casas ou padarias e vendas. Ela sobreviveu e criou os sete filhos logo após ficar viuva, fazendo bolos, doces, roscas e biscoitos. Encontrei na casa da minha mãe um pequeno caderno de receitas da minha avó que data de 1936 e tem várias receitas. É muito interessante ver um caderno ou livro de receitas desses, pois as medidas são pratos, conchas, libras, etc. e a quantidade sempre é grande, coisa assim de 08 ovos, kilos de farinha, conchas e conchas de gordura.

 
Com o caderno de receitas na mão tratei logo de fazer uma das receitas, uma que me lembrava a infância e que também foi mais fácil de entender e atualizar quanto as medidas. Para essa empreitada tive a preciosa ajuda da minha mãe, D. Nair, que numa volta ao tempo de criança foi lembrando de como via minha avó trabalhando e me ajudou a fazer a receita.
Trouxe o biscoito de farinha, fácil de fazer e muito gostoso. Ótimo para o café da tarde e como sugestão pode-se, depois de pronto e ainda quentinho, abrir ao meio no comprimento e colocar fatias de queijo branco. Fica Divino!!!!
 Biscoito de Farinha

Rendimento - aproximadamente 50 biscoitos de tamanho médio

Ingredientes
01 kg de polvilho azedo
800 gr. de farinha de milho
06 ovos
01 1/2 colher (sopa) de sal
04 conchas de óleo
leite - quanto baste

Modo de fazer
Numa vasilha grande colocar a farinha de milho e encharcar com leite. Mexer bem para incorporar o leite e a farinha de milho.











Numa panela pequena esquentar o óleo.
Na vasilha da farinha de milho juntar o sal, o polvilho azedo e despejar devagar, e com cuidado, o óleo quente enquanto mexe bem.











Depois de despejar o óleo, é hora de colocar a mão na massa, juntando os ovos um a um, mexendo sempre a massa que deve ficar pastosa, se necessário ir juntando leite ao poucos até dar o ponto certo na massa que deve grudar bastante nas mãos. Aquecer o forno

Numa xícara colocar um pouco de óleo, untar as mãos, pegar um pouco de massa e modelar enrolando em formato de biscoito. Colocar na assadeira e levar ao forno quente até dourar.











Essa massa rende bem, por isso complete as assadeiras e coloque no forno assim que retirar a anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário