terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo de Iogurte Diet e Brasiliana USP

Hoje além da receitinha trago uma dica interessante para aqueles que se interessam por cozinha e história. A USP digitalizou e colocou a disposição de todos na web parte de Brasiliana USP, é o www.brasiliana.usp.br/node/771/ - Por uma história dos livros de receitas e tratados de cozinhas, livros de 1700 a 1930.
Sob a responsabilidade da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o projeto acadêmico da BRASILIANA USP será a base da Brasiliana Digital (oferta digital do acervo Mindlin e outros acervos da USP), do Centro Guita Mindlin (centro de conservação e restauro do livro e do papel) e do Centro de Estudos do Livro (dedicado à história e estudo da imprensa, do livro e das práticas da leitura).*
*retirado do site htpp://rabci.org/bibliotecas/node/35
Lá vocês encontrarão coisas muito interessantes e divertidas, pois os livros de culinária também traziam um pouco do que era sociedade da época e como as mulheres deveriam se comportar, manter a casa e cozinhar para agradar seus maridos.
É uma boa viagem no tempo.
Voltando para o presente, trago a receitinha do bolo de iogurte diet. Ele é muito gostoso, mas deve ser consumido em no máximo 03 dias, senão fica meio durinho.
Bolo de Iogurte Diet

Ingredientes
01 pote de iogurte natural desnatado
04 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo 
03 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
01 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão
01 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer
Pré aqueça o forno.
No liquidificador bata o iogurte, os ovos e o óleo. Coloque o líquido numa tigela e vá acrescentando aos pouco, sempre mexendo com uma colher de pau, a farinha de trigo peneirada, o adoçante e por último o fermento. Mexa bem, mas delicadamente, a massa fica pesada e consistente. Despeje na forma untada e enfarinhada. Leve ao forno (220º) por aproximadamente 40 minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário