quarta-feira, 20 de julho de 2011

Salada de alface e tomate

Mesmo o mais básico dos pratos pode ser encrementado e ganhar novos ares. Todo mundo já provou a indefectível saladinha de alface e tomate que  11 entre 10 restaurantes de comida self service apresenta, duas folhas de alface, 01 tomate mal picado e como tempero 01 cebola em rodelas e muito "azeite", vinagre e sal.
Adoro alface e adoro tomate, então resolvi inventar só um pouquinho na minha salada do almoço. Coisinha básica, sem grandes pretensões, abrindo a geladeira e vendo o que mais havia lá que pudesse combinar.
Por sorte, nas feiras próximas de casa sempre tem uma banca de verduras que vende, o que eles chamam de, salada mista que é composta de uma embalagem a vácuo com 3 a 4 tipos de alface, mais rúcula e agrião. Isso é um festival de sabores e aguça o paladar, pois na mesma salada, você encontra a delicadeza e leveza da alface mimosa, o crocante da alface americana, o amargo da rúcula e o picante do agrião. A brincadeira é picar tudo bem fininho e tentar descobrir a qual verdura pertence o sabor daquela garfada.
Não costumo temperar saladas de folhas por duas razões, primeiro porque acho que cada um tem um gosto pessoal para temperos e segundo porque, caso sobre um pouco, posso guardar na geladeira sem que as folhas cozinhem e fiquem molengas. Assim sendo, sirvo a salada e coloco os temperos na mesa para que cada um se divirta a seu modo.
Vamos ao trivial da casa!


Salada de Alface e Tomate

Ingredientes
1/2 maço de alface de sua preferência picada finamente
01 tomate para salada (mais firme) sem sementes cortado em tiras finas
06 cogumelos em conserva cortados em lâminas finas
06 azeitonas pretas temperadas cortadas no comprimento

Numa vasilha própria para salada colocar o alface, tomate, cogumelos e azeitonas. Misturar tudo delicadamente. Pode deixar na geladeira e tirar na hora de servir. Como tempero pode-se usar: azeite de oliva, sal, pimenta do reino, oregano, shoyo, molho inglês, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário