quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pizza da tia Elza

Esta receita me foi passada por uma tia muito querida que já se foi. Ela fazia para a família quando íamos passar as férias no litoral há muitos e muitos anos atrás, e mantendo a tradição eu também preparo quando a família (mesmo em escala menor) está na casa da minha mãe.
É uma receita para ser feita com calma, curtindo cada etapa e se for acompanhada de uma taça de vinho ou uma cervejinha no verão, uma boa música e amigos em volta fica perfeita.


PIZZA DA TIA ELZA

Ingredientes

Molho:
05 tomates maduros
01 pacote de molho de tomate (340 g)
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
01 colher (sopa) de óleo 
sal, orégano e folhas de manjericão a gosto

Massa:
03 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 tablete de margarina em temperatura ambiente
01 colher (sopa) de fermento em pó
01 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
sal a gosto

Cobertura:
Pode-se usar: mussarela, calabresa, escarola refogada, atum em água e o que mais sua imaginação e paladar desejarem.


Modo de fazer:

Molho
Começar a preparação da pizza pelo molho.
Numa panela com bastante água colocar os tomates para cozinhar e soltar a pele.
Quando a pele estiver soltando, com um garfo veja se os tomates estão moles. Retire do fogo, escorra a água e com cuidado vá retirando as peles e reservando. Pique os tomates em pedaços pequenos e reserve. 
Numa panela, coloque o óleo e a cebola picada para fritar um pouco. Quando a cebola estiver transparente juntar o alho e deixar fritar mais um pouco. Juntar o tomate picado e mexer com cuidado.
Colocar o molho de tomate, sal, orégano e manjericão sempre mexendo com cuidado. Se o molho estiver grosso acrescentar 01 copo de água. Deixar em fogo brando para apurar mexendo de vez em quando. Reservar.

Massa
Enquanto o molho está cozinhando, comece a fazer a massa. Pré aqueça o forno em 180º e unte as formas de pizza com um fio de óleo.
Numa tigela coloque a farinha, a margarina, o fermento e o sal. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa, vá acrescentando o leite aos poucos enquanto vai misturando a massa com as mãos.
O ponto da massa é bem macio mas sem grudar nos dedos. Divida a massa pela quantidade de pizzas que quer fazer. Essa receita normalmente rende 02 pizzas grandes ou 02 médias e duas pequenas - uso como base o tamanho das formas próprias para pizza.
Numa superfície limpa e seca (pode ser a mesa de fórmica ou a lateral da pia) espalhe farinha de trigo. Coloque a massa e com um rolo de macarrão comece a abri-la sempre do meio para as pontas. Esse processo exige mais jeito do que força, tenha calma e vá trabalhando a massa. Quando ela ficar maior do que a forma, pode ser colocada nela. Antes de levar para pré assar faça furinhos na massa com um garfo para não criar bolhas. Leve ao forno brando e deixe assar. Quando estiver assada pode começar a montagem.

Montagem
Retire a massa assada, mas não apague o forno, coloque o molho de tomate, espalhe um pouco de orégano e o recheio de sua preferência. Se for mussarela, para arrematar junte um fio de azeite.
Leve a pizza novamente ao forno para derreter o queijo.
Sirva em seguida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário