segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não ao Desperdício!!!!

Bom dia e boa semana a todos!!!

Sexta-feira assisti ao Globo Repórter que tratou sobre o desperdício. Estava muito interessada no assunto e fiquei pasma com a quantidade de alimentos possíveis de utilização que  vão para o lixo todos os dias. É muita coisa!!!!


Em São Paulo temos o Projeto Mesa Brasil que é coordenado pelo SESC. Os caminhões fazem a colheita urbana e colhem o que seria jogado fora para ser doado naquele mesmo dia, com isso muitas crianças podem ser alimentadas de forma saudável.
 
Gostaria de ter visto mais dicas contra o desperdício em casa. O que foi mostrado é muito bom e várias delas já fazem parte do cotidiano aqui de casa.
Se cada um de nós em suas casas começar a tomar cuidados com o desperdício, teremos uma Campanha Contra o Desperdício e em pouco tempo poderemos ter resultados muito bons em várias áreas, como
- Economia- com menor desperdício não será gasto tanto no supermercado, sobrando assim um dinheirinho  que poderemos usar em outras coisas ou guardar para um projeto maior.
- Saúde - sabendo como usar, guardar e reciclar os alimentos, podemos criar novos hábitos e em consequência melhorando nossa saúde pois estaremos consumindo mais nutrientes e vitaminas. Nosso cabelo, unhas e pele agradecem.
- Autoestima - consequência direta dos dois ítens anteriores, com uma graninha sobrando e sentindo-se bem, nossa autoestima sobe alguns pontos e com isso temos mais animo para testar coisas novas, seja a caminhada de manhã, a aula de dança, o curso de culinária, escrever um blog....
- Cidadania - começar a pensar nos hábitos pessoais e da casa vai automaticamente nos levar a repensar a forma como lidamos com as outras pessoas e com a coisa pública, que afinal também é nossa e merece a mesma consideração que damos `a nossa casa.

Eu pessoalmente estou empenhada em diminuir o desperdício e o blog está aberto para depoimentos, sugestões, dicas, perguntas, enfim tudo que possa nos levar a evitar o desperdício. Tenho certeza que muita gente já está agindo nesse sentido, e se cada um fizer um pouquinho, juntando com o pouquinho dos outros vamos ter bastante.
O Receitinhas da Tere mostrando receitas do dia a dia, já traz a idéia do reaproveitamento, pois várias delas são a partir do uso de sobras de outros pratos e de frutas e legumes.
Quem tiver receitas que tenham essa filosofia, pode mandar. Terei imenso prazer em fazer e postar no blog sempre contando quem teve a idéia.
Bem essa página fica por conta do Não ao Desperdício, na próxima postagem tem receitinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário