sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carne de Panela

Essa é bem receita de mãe. Era uma das preferidas na minha casa pois combina com massa, arroz e saladas e até como recheio do sanduiche no dia seguinte. Sugiro o lagarto, mas pode ser usada a maminha ou coxão duro. Se você tiver tempo, tempere na noite anterior ao preparo e deixe na geladeira. Fica muiiitttooo bom.


Carne de Panela

Ingredientes
1/2 kg. de lagarto limpo
01 cebola picada
02 dentes de alho picados
01 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
01 colher (sopa) de cheiro verde picado
02 colheres (sopa) de vinagre
1/2 xícara (chá) de óleo
01 litro de água fervente
orégano, pimento do reino e sal a gosto.

Modo de preparo

Retire bem toda a gordura e com uma faca afiada faça furos largos na carne. Numa vasilha com tampa junte: cebola, alho, oregano, pimenta do reino, sal, cheiro verde e o vinagre, misture bem. Coloque a carne nesse tempero, vire bem para que o tempero pegue em toda ela. Junte as azeitonas verdes, colocando azeitonas e tempero nos furos feitos na carne. Feche a vasilha e leve a geladeira por, no mínimo, 01 hora.
Numa panela de pressão coloque o óleo e deixe esquentar bem. Coloque a carne e doure de todos os lados. Junte o restante do tempero, mexa mais um pouco e junte a água fervente até quase cobrir a carne.
Feche a panela e quando começar a ferver, abaixe o fogo, deixando cozinhar por 40 minutos. 
Após esse tempo, tire a panela do fogo, espere toda pressão sair e abra com cuidado. Com um garfo espete a carne, se estiver dura, verifique se precisa de mais água e leve novamente ao fogo na pressão; se estiver macia, voltar ao fogo sem a pressão para secar a água e terminar de fritar a carne. Sirva em seguida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário