segunda-feira, 4 de julho de 2011

Canelone da mãe




Dia desses me veio uma daquelas vontades de comer coisas de mãe, da época em que somos crianças.
Por que será que essas lembranças ficam marcadas de forma tão poderosas na nossa lembrança? E qualquer sensação pode detonar muitas recordações, não sentimos o cheiro, sentimos o sentimento, não vemos a beleza do prato, vemos o sorriso da mãe, não sentimos o gosto, sentimos o aconchego e o carinho que vinham embutidos no alimento.
Por isso resolvi fazer um canelone recheado que minha mãe fazia em vários almoços de domingo. E por uma dessas felizes coincidências pude dividir com ela esse almoço com todo o carinho que ele trazia.

CANELONE RECHEADO

01 embalagem de canelone de médio a grande
01 fatia de mussarela com mais ou menos 2 dedos de altura
01 lata de molho de tomate preparado
1/2 cebola picadinha
01 dente de alho
01 colher (sopa) de óleo
sal, oregano, pimenta do reino a gosto
queijo ralado de boa qualidade


Modo de preparo:

Molho

Numa panela coloque o óleo com a cebola picadinha, deixe fritar até ficar transparente, junte o alho e frite mais um pouquinho, junte o molho de tomate e os outros temperos. Deixe cozinhar em fogo baixo para apurar o molho. Não tenha pressa, o molho deve ficar grosso.

Macarrão

Enquanto o molho vai apurando coloque o macarrão para cozinhar pelo tempo e com a quantidade de água que pede a embalagem.

Montagem

Enquanto o molho está apurando e o macarrão cozinhando, corte a mussarela em pedaços que caibam no canelone (pegue um e use como amostra) e reserve.
Numa forma refratária coloque um pouco do molho de tomate,polvilhe um pouco do queijo ralado, recheie os canelones e vá colocando lado a lado, caso necessário faça uma nova camada com o molho e canelones. Finalize com o molho de tomate e bastante queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar.


Pronto para servir e aproveitar numa noite fria ou no almoço de domingo com um bom vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário